Telemedicina IDT

 

     O processo de criação da Unidade de Telemedicina do Instituto de Doenças do Tórax (TELE-IDT) teve início em julho de 2007, financiado por meio da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Sua homologação pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)  ocorreu em cerimônia em julho de 2009. O objetivo principal da TELE-IDT é utilizar técnicas de telecomunicações no ensino, na assistência e na formação de pessoal nas áreas de interesse da especialidade, fortalecendo o papel do IDT como um Instituto com atividades de excelência em Tisiologia e Pneumologia.
     A Unidade de Telemedicina conta com um pequeno auditório adequado às normas pré-estabelecidas pela coordenação nacional da RUTE onde são desenvolvidas as atividades de teleconferências e um setor administrativo, onde atuam profissionais técnicos com capacitação para o desenvolvimento das atividades de coordenação e execução. Hoje, o setor administrativo também conta com uma sala com infraestrutura necessária para realização de teleconferências de menor porte.
    A TELE-IDT possui condições de realizar videoconferências, por meio da estrutura técnica (MCU) da RNP; conferência via web e transmissões ao vivo de eventos. A sala permanente para webconferência do IDT (Sala RUTE-IDT UFRJ) está disponível no endereço http://webconf2.rnp.br/ruteidtufrj.
     Desde o ano de 2010 vem sendo  realizadas videoconferências sobre temas diversos da pneumologia como tuberculose, asma, tabagismo e DPOC.
     No ano de 2012, foi criado o SIG (Special Interest Group) de Pneumologia, com a proposta de promover e desenvolver, de forma colaborativa, subsídios para o ensino, pesquisa e assistência na especialidade. O SIG tem a coordenação da Professora Sonia Catarina de Abreu Figueiredo do IDT e conta com a participação da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Federal do Pará, da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal do Maranhão, da Universidade de Brasília e da Escola Baiana de Medicina e Cirurgia. Os encontros acontecem mensalmente, na terceira 3ª feira de cada mês, no horário de Brasília, de 12:30 às 14:00 horas. As atividades do SIG contam com a participação regular dos médicos residentes e outros alunos de pós-graduação das instituições parceiras e fazem parte da programação de cursos do Programa de Residência Médica em Pneumologia do IDT.
     Em 2012, o IDT participou da criação do SIG (Special Interest Group) de Saúde do Servidor Público, em parceria com a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador CPST/SIASS/UFRJ e o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), com a coordenação compartilhada do IDT e a CPST. Atualmente, este SIG, que é coordenado pela Enfermeira Gláucia Regina Motta da Silveira Castro e que tem por objetivos principais discutir estratégias de promoção e vigilância em saúde do servidor público e compartilhar experiências integrando instituições de atenção à saúde do servidor público, tem sido realizado em sala própria localizada no prédio da CPST//UFRJ e vem alcançando novos espaços.
     A participação do IDT na RUTE significou um marco na instituição ao permitir o acesso a recursos tecnológicos, antes não disponíveis. Observa-se, na comunidade acadêmica, um aumento no interesse pelo uso de videoconferências e conferências via web, assim como a formulação de cursos e atividades de formação à distância. A TELE-IDT ofereceu em 2015 o primeiro curso à distância em Tabagismo utilizando recursos da Telemedicina e já se prepara para o lançamento de sua segunda edição, além de outros cursos na área da saúde respiratória. A meta é iniciar novas atividades de telessaúde até o final do ano, integrando esta ferramenta a outros pólos de telessaúde do município e do estado do Rio de Janeiro.

 

Coordenador técnico de Telemedicina
Prof. Sonia Catarina de Abreu Figueiredo
sofigarrobaidt.ufrj.br

Coordenador técnico suplente de Telemedicina
Márcia Diniz Paulo
marciadinizarrobaidt.ufrj.br

Gerente de TI do núcleo de telemedicina
Gustavo Montenegro Magalhães
gustavoarrobaidt.ufrj.br

Equipe de suporte do núcleo de telemedicina
Marta da Hora Santos
martadahoraarrobaidt.ufrj.br

Luana da Costa Sizanoski Rosa                                                                           
luanaarrobaidt.ufrj.br

Contato:
Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco, 255 sala 10E10
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 21.941-913
Phone: (55-21) 3938-6262
E-mail: telemedicinaarrobaidt.ufrj.br

Instituto de Doenças do Tórax - UFRJ
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – 1º andar - sala 01D 58/60 – Rio de Janeiro – RJ – CEP 21941-913
Tel: 3938-2887

CNPJ: 33.663.683/0028-36

UFRJ IDT - Instituto de Doenças do Torax
Desenvolvido por: TIC/UFRJ