Biblioteca

 
     A Biblioteca do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e Instituto de Doenças do Tórax (HUCFF/IDT) é uma unidade do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – (SIBI/UFRJ), funciona como setorial do Centro de Ciências e Saúde (CCS), está administrativamente vinculada a Coordenação das Atividades Educacionais (CAE), localiza-se no 13º andar e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 16 h.
     O acervo da Biblioteca do HUCFF e do IDT é especializado nas áreas da Saúde e Doenças do Tórax, constitui-se de livros, obras de referência, folhetos, monografias, dissertações, teses, materiais especiais e multimídia, além de bases de dados e publicações disponíveis na Internet.   

Sua constituição atual resulta da unificação dos acervos e de serviços, a saber:

     A Biblioteca do HUCFF atua como Centro Cooperante da BIREME, indexando a Revista Pulmão RJ na base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde), registrando sua coleção de periódicos na SECS (Seriados em Ciências da Saúde) atendendo e solicitando através do SCAD (Serviço de Comutação de Documentos) pedidos de artigos dos seus periódicos especializados.
     A Biblioteca do IDT participa do SCAD e do COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, podendo solicitar artigos disponíveis nos acervos de outras bibliotecas universitárias e instituições brasileiras em Ciência e Tecnologia.
     Compõem-se de livros, obras de referência, periódicos, folhetos, monografias, teses, materiais especiais e multimídias, bases de dados e publicações disponíveis na Internet. Além dos recursos eletrônicos oferecidos pela universidade, tais: Portal de Periódicos da Capes e base de dados – Notes and Records - Royal Society, Biographical Memoirs - Royal Society, Livros eletrônicos Springerlink, Atheneu dentre outros.
     Periódicos – compõem-se de 6.600 fascículos. É especializado em doenças do tórax, sendo o mesmo retrospectivo (não corrente). Os títulos podem ser consultados no Catálogo Minerva (www.minerva.ufrj.br) e alguns estão disponíveis no Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br).
Atende alunos de graduação, pós-graduação (residentes médicos e multiprofissionais, mestrandos, doutorandos) das áreas da medicina e da saúde, funcionários do HUCFF, IDT, UFRJ e público em geral.
     Conta com 2 bibliotecárias (SIBI) e 6 funcionários administrativos que dão suporte aos trabalhos realizados no setor e em 2014 atendeu a 10800 usuários.O perfil de usuários concentra-se nos alunos de graduação da Faculdade de Medicina, seguido dos residentes médicos, multiprofissionais e alunos da especialização do CAMI (Medicina Interna).O processo de aquisição de material bibliográfico costuma ser por compra e doação. No ano de 2014 foram adquiridos por compra 19 itens pela CAE. As 60 doações recebidas foram ofertadas por alunos, professores e departamentos do hospital.
     Com relação aos treinamentos para pesquisas bibliográficas foram estabelecidas parcerias com a DEN (Divisão de Enfermagem), com o Grupo de Pesquisa na área de Nutrição da UFRJ e com a Pós-graduação de Psicologia. Os participantes fizeram todo o ciclo de busca que inclui entendimento de termos livres e padronizados (DECS), seleção das bases de dados científicas (LILACS, MEDLINE ET), organização das referências e recuperação dos artigos. Também foram realizados treinamentos para a residência médica e multiprofissional e para alunos da graduação (nutrição, fisioterapia, enfermagem e fonoaudiologia).
     Neste sentido, os pontos relatados evidenciam o esforço da biblioteca para exercer um papel diferenciado e de apoio ao ensino, a pesquisa, a extensão e aos serviços do hospital. Dessa forma, prossegue desenvolvendo sua coleção e otimizando seus serviços e produtos, priorizando sua função de mediadora da informação especializada, divulgando os recursos e habilitando seus usuários para manuseio autônomo e seguro das diversificadas e complexas fontes de informação existentes na Internet.

Instituto de Doenças do Tórax - UFRJ
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – 1º andar - sala 01D 58/60 – Rio de Janeiro – RJ – CEP 21941-913
Tel: 3938-2887

CNPJ: 33.663.683/0028-36

UFRJ IDT - Instituto de Doenças do Torax
Desenvolvido por: TIC/UFRJ