Residência Médica

 

A Residência Médica foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977 e consiste numa modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de professores e médicos de elevada qualificação ética e profissional. É considerada o "padrão ouro" da especialização médica e, cumprida integralmente, confere ao Médico Residente o título de especialista.
Por serem programas desenvolvidos dentro de uma Universidade, ligados a uma das melhores Faculdades de Medicina do país, quatro vezes consecutivas nota máxima na avaliação do MEC, nossos Programas de Residência Médica promovem uma conexão permanente entre a assistência, o ensino e a pesquisa, formando tanto profissionais capacitados para o mercado de trabalho, quanto pré-qualificados para o ingresso na carreira acadêmica.
Em seus 30 anos de existência o Programa de Residência Médica em Pneumologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro formou mais de 220 especialistas, sendo que 30% vindos de outros estados.
Os PRM em Pneumologia e Cirurgia Torácica do Instituto de Doenças do Tórax estão credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, da Secretaria de Ensino Superior do MEC com os Pareceres 151/2014, 207/2011 (ER) e 385/2010. Nossos PRM possuem corpo clínico altamente qualificado, formado por Doutores e Mestres, e oferecem as seguintes facilidades:  leitos de  Pneumologia  e Cirurgia Torácica, leitos de várias outras especialidades clínicas e cirurgicas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho; ambulatórios especializados em Programas de asma, DPOC, neoplasias toráxicas,  tabagismo, transplante de pulmão e tuberculose, doenças intersticiais e hipertensão pumonar; CTI, fisioterapia respiratória, Laboratório de Função Pulmonar, Laboratório de Micobacteriologia, Setor de Broncoscopia, Anatomia patológica, três bibliotecas, acesso institucional e privado ao Portal de Periódicos CAPES, reuniões semanais do corpo clínico com discussão de artigos científicos e casos clínicos, e um calendário anual de seminários cobrindo os principais temas das duas especialidades.
Nossos PRM oferecem  quatro vagas para R1 em Pneumologia, uma para R1 em Cirurgia Torácica e duas vagas para R3 opcional em endoscopia respiratória.
É exigida a conclusão da residência em clínica médica para pneumologia, cirurgia geral para cirurgia torácica e pneumologia para endoscopia respiratória.

Para maiores informações, favor ligar para 021 3938-2633 ou acesse: www.residencia.ufrj.br.

 

Coordenador do Programa de Residência Médica:
Karen Rosas Sodré Azevedo
karenarrobaidt.ufrj.br

 

Instituto de Doenças do Tórax - UFRJ
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – 1º andar - sala 01D 58/60 – Rio de Janeiro – RJ – CEP 21941-913
Tel: 3938-2887

CNPJ: 33.663.683/0028-36

UFRJ IDT - Instituto de Doenças do Torax
Desenvolvido por: TIC/UFRJ