Graduação

 

O IDT participa dos cursos curriculares da Faculdade de Medicina da UFRJ.
Os docentes do IDT participam ativamente nos cursos de Propedêutica e de Semiologia do Departamento de Clínica Médica, do 4º e 5º período respectivamente, além de serem responsáveis pelo módulo de Pneumologia e Tisiologia da disciplina Medicina Interna II, ministrada nos dois semestres do ano, recebendo em média 96 alunos por período.
Outra atividade regular é o treinamento prático nas enfermarias do Posto 11 A, do IDT, que atende cerca de 56 alunos do 7º período por semestre, divididos em 4 grupos. Também são recebidos na enfermaria do IDT, alunos do 11º e 12º períodos, que cursam o internato eletivo de Clínica Médica.
Os alunos de graduação são ainda participantes das atividades matinais do Ambulatório de Pneumologia em média com 1 ou 2 alunos por sala.
A atividade de Educação continuada é executada durante todo o ano nas demais enfermarias e serviços de emergência do HUCFF através de pareceres pneumológicos e de busca ativa de suspeitos de tuberculose pulmonar, diariamente, com pareceristas fixos que atuam junto com os residentes do IDT, demais residentes do HUCFF e principalmente com discussão de casos com alunos da graduação.
Os alunos da graduação participam junto aos professores da Faculdade de Medicina localizados no IDT das atividades do Programa de Iniciação Científica (PINC) com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Instituto de Doenças do Tórax - UFRJ
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – 1º andar - sala 01D 58/60 – Rio de Janeiro – RJ – CEP 21941-913
Tel: 3938-2887

CNPJ: 33.663.683/0028-36

UFRJ IDT - Instituto de Doenças do Torax
Desenvolvido por: TIC/UFRJ